terça-feira, maio 31, 2005

APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE BH

APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA

REDE MUNICIPAL DE BH



Os trabalhadores em educação da rede municipal de Belo Horizonte estão em
greve desde o dia 5 de maio.



A categoria deflagrou a greve em resposta a ausência de propostas da atual
administração de Fernando Pimentel do PT à pauta de reivindicações da
categoria. Dentre os vários pontos da pauta de reivindicações destacam-se:
reajuste salarial de 35,82%; manutenção do tempo de projeto pedagógico
coletivo semanal, que foi retirado dos professores através de portaria em
dezembro de 2004; fim da terceirização e concurso público para auxiliares de
serviços; isonomia salarial das educadoras infantis com os professores
(educador infantil é a denominação criada em 2003 para romper a carreira
única da educação e propiciar às educadoras infantis salários inferiores aos
das professoras com a mesma função).



Os trabalhadores em greve também denunciam o reajuste de 59% que o executivo
se concedeu elevando o salário do prefeito a 530 reais por dia e dos
secretários a 318 reais diários.



A postura da PBH é de se negar a negociar enquanto a greve se mantiver e
desferir ataques ao direito constitucional à livre manifestação dos
trabalhadores. Para se ter uma idéia as paralisações realizadas pela
categoria antes da greve foram descontadas do salário dos servidores. Os
trabalhadores grevistas estão sendo ameaçados de corte do salário. As
educadoras infantis foram encaminhadas para a Corregedoria por estarem em
greve. Coroando esta postura autoritária, no dia 12 de maio uma comissão
composta por mães, estudantes, sindicalistas e professores foi recebida com
pancadas pela guarda municipal da prefeitura quando tentava ser recebida na
Secretaria de Administração a fim de protocolar um pedido de negociação.
Esta é a administração democrática e popular do PT.



No último dia 24 foi realizada uma grande marcha em defesa da educação
pública de qualidade e por negociação que reuniu mães, pais, estudantes,
entidades da sociedade civil e trabalhadores em educação, demonstrando que a
sociedade está solidária ao nosso movimento e exigindo que o prefeito
negocie e atenda às justas reivindicações do movimento. Mesmo assim o
prefeito ainda não transigiu.



Neste sentido, solicitamos das entidades sindicais, estudantis e populares
apoio à nossa greve para que a mesma vença a intransigência da administração
petista. Pedimos que enviem notas de apoio à greve para os seguintes
endereços:


Gabinete do Prefeito: Fernando Pimentel - PT
Telefax: (31) 3224 3099
e-mail: gabpref@pbh.gov.br

Gabinete da Secretária de Educação: Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva
telefax: (31) 3277 8601
e-mail: smed@pbh.gov.br
mpilar@pbh.gov.br



Sind-UTE Subsede da RMBH
Telefax: (31) 32263142
e-mail: redebh@terra.com.br

segunda-feira, maio 30, 2005

Carta da FASPA (Federação de Associações de Pais e Alunos de Minas Gerais ) AO PREFEITO E À POPULAÇÃO!

CARTA ABERTA AO PREFEITO

E À POPULAÇÃO DE BELO HORIZONTE



A FASPA MG - Federação de Associações de Pais e Alunos de Minas Gerais, está há muitos anos na luta em defesa da educação pública de boa qualidade. Não somos grevistas e não apoiamos greve, no entanto, não aceitamos que professores sejam desrespeitados. Devemos ser solidários com os professores pois estes são os que cuidam de nossos filhos enquanto trabalhamos. Nunca aceitaremos que professores sejam recebidos com deboche e violência.

Diante da necessidade de intermediação que possibilite a abertura de negociações, a FASPA/MG enviou solicitações ao Senhor Prefeito e a Senhora Secretária de Educação para uma entrevista. Infelizmente, não fomos recebidos. Isto significa que os estudantes, nossos filhos, não são prioridade para este governo.

Enquanto a prefeitura de BH teima em não receber os professores em greve, o estudante fica sem aulas. Então, quem está impedindo as aulas? É a intransigência do Executivo.

Se a greve é um direito legal, por que a recusa ao entendimento, ao bom senso, à educação, à consciência política, ao respeito? Porque o prefeito tem se mostrado impiedoso (aquela pessoa que não é sensível ao sofrimento alheio). Isso mostra claramente que o prefeito não se importa com o clamor dos professores, dos pais e mães de estudantes enquanto sua secretaria envia cartinhas ameaçadoras aos professores, aterrorizando-os com demissões, corte de ponto, cerceando a liberdade de se manifestar dentro de um princípio democrático, etc., infringindo, assim, a Lei Federal nº 7783/89 que dispõe sobre o direito de greve, que é contrária a tudo isso.

Clamamos: Senhor Prefeito, deixe de ser impiedoso. Receba professores. Negocie. Dialogue com educadores de nossa cidade. Não existe escola sem professores. Por mais tecnologia que possa haver, nada substitui a presença dos mestres, que estão sem a devida valorização do trabalho de educadores.

O que é a greve senão a paralisação de uma trajetória? Não queremos receber nossos professores em estado de desânimo que leva à perda de objetivos, ideais e sonhos. O terrorismo que se está implantando na PBH tem por objetivo levar o professorado ao medo, perda de equilíbrio emocional e até à depressão, generalizando uma violência subjetiva. Esta gestão de Governo certamente será responsabilizada. Prefeito, escolha pessoas mais bem preparadas para assessorá-lo. O bom político não desdenha, mas negocia, inclina os ouvidos e escuta o que seus funcionários têm a dizer. Decida com bom senso e não com pirraça, mas sobretudo com justiça. E esta não se faz com discriminação. Se há "caixa" para aumentar os salários dos "chegados" por que não dos educadores? Dê um passo a favor do entendimento.



O POVO DESTA CIDADE SABERÁ ENTENDER NOSSA LUTA POR QUALIDADE COM DIGNIDADE. É NECESSÁRIO INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO PARA DEPOIS NÃO TER GASTOS COM A REMEDIAÇÃO.



Belo Horizonte, 24 de maio de 2005.



E-mail: faspa.mg@terra.com.br

Disque denúncia: FASPAMG - (31) 3441 7265 (horário comercial)

sábado, maio 28, 2005

Sobre o texto: "RESPOSTA AO PROFESSOR DA EMPEP" (leia antes de seguir: clicando aqui)

Caro Pai,


Não sou professor da EMPEP , mas sou solidário à sua causa. Realmente existem esses problemas nas escolas. Contudo, devo alertar-lhe: o senhor também "Tenha cuidado com as palavras..." pois, ao dizer "Se o Senhor fosse tão culto como escreve, com certeza estaria em uma situação profissional melhor", você está sendo conivente e concorda que a escola pública da rede PBH deve ter professores de nível ruim e "sua atitude demonstra desrespeito para com um Cidadão que (também) paga impostos e custeia o seu salário" uma vez que, nós professores, também somos contribuintes e consumidores, portanto, custeamos o seu salário ao comprarmos os produtos ou serviços que sua empresa ou o senhor vende e ainda cuidamos do seu filho e contribuímos, também, para que o senhor possa se aposentar um dia.
A única diferença: não tememos dizer o que pensamos, já que os tempos de ditadura, que lutamos para derrubar, se foram, e não nos envergonhamos do trabalho que realizamos, uma vez que acreditamos que, para dar uma ótima educação aos nossos filhos, não basta "sermos bem recebidos". Isso qualquer prefeitura, empresa, igreja ou financeira (inescrupulosa) faz, a fim de extorquir e enganar seus cidadãos ,fieis e clientes.
Então, como avaliar, realmente, o ensino que está sendo oferecido?! É preciso avaliar constantemente a qualidade do nosso trabalho
(que é feita nesse horário em que seus filhos são "dispensados antes do horário" , - o famoso horário de encontro pedagógico - já que não nos pagam hora extra, como as escolas particulares o fazem, apesar de, ainda assim, levarmos muito trabalho para casa, fora do expediente!).
Essa dispensa significa só uma coisa: é uma conquista da nossa classe, que nos permite lutar por um ensino de qualidade (a educação que o seu e os nossos filhos têm na escola pública).
Afinal, nas escolas particulares, não lidamos com problemas tão cabeludos quanto nas públicas. Além do mais, os pais estão sempre lá, trazendo e buscando seus filhos, cobrando do dono da escola e do professor, um ensino de qualidade, coisa que os pais das escolas públicas não podem ou perderam o costume de fazer (veja quantos vão numa reunião quando convocados).
Espero, sinceramente, que o seu e os nossos filhos não tenham que sentir vergonha do salário que ganham e possam abraçar, com orgulho e reconhecimento, a carreira que almejarão seguir, sem que ninguém lhes diga para se calarem ou "medir as palavras" , quando acharem que algo está muito errado, pois esse é o limite que diferencia uma carreira de um trabalho escravo e, o que é ainda pior, fere a ética e a responsabilidade que todo profissional, como eu e o senhor, deve ter, seja lixeiro ou empresário, independente do quão baixo a sociedade nos nivele, usando que argumento for para nos rebaixar os salários, como o senhor, desatento, reproduziu o que outrem disse, em poucas palavras.

Professores no Recife e outros trabalhadores também sofrem com a administração do PT (CLICA AQUI!)

Veja Clicando Aqui

Fonte (comentários publicados no http://fotolog.terra.com.br/greve2005 )

sexta-feira, maio 27, 2005

Para maiores esclarecimentos dos motivos que nos levaram à greve (Clica Aqui)

Professores, pais, alunos e gestores da PBH,

vejam os motivos que nos levaram à fazer greve (clicando aqui) , na resposta do colega Klauss à carta APÓCRIFA que a suposta "Comissão Permanente de Negociação" que está impedida de negociar, nos enviou.

Obs. Fico impressionado e indignado com a profusão de cartas da PBH enviadas à comunidade e aos colegas professores, de caráter coercitivo e constrangedor, ferindo o direito de greve LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. no seu Art. 6, inciso II:

"§ 2º É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento."

e que, por isso, não são assinadas, no intuito claro de eximir os gestores que as enviam da responsabilidade que tal ato acarreta. A carta ao qual o colega Klauss se refere é uma delas.

quarta-feira, maio 25, 2005

Não se deixe enganar. A GREVE é legítima (Clica Aqui!)

quarta-feira, maio 18, 2005

Razão de algumas alterações

Pessoal,

Retirei um texto dessa página, pois se tratava de um texto de humor! Publiquei no blog que criei para esse tipo de textos: de humor e poéticos! Clica AQUI PARA VER!
Você pode publicar textos de humor e poesias CLICANDO AQUI ou nos links ao lado.

Alterei outra publicação pois interferia na estrutura do blog: não foi possível ver os links ao lado.

Qualquer reclamação, escreva para woodsonfc@yahoo.fr

terça-feira, maio 17, 2005

Publique os conteúdos de Humor e poesia em um novo Blog

PESSOAL,
Transferi os textos de humor para o novo blog. Assim temos um espaço mais adequado para publicar esse tipo de textos. O link está aí ao lado! Ou Clica aqui

sexta-feira, maio 13, 2005

GREVE: É O MOMENTO DE NOS CONSCIENTIZAR DE NOSSOS DIREITOS !!!

Às vezes tiramos mais proveito do pé-de-página de um texto.
É o caso do longo comentário (anônimo) feito por um colega nosso, que contribui, sobremaneira, para ressaltar os nossos direitos, que não temos feito valer nem cumprir...(CLICA AQUI)

terça-feira, maio 10, 2005

Locais de Mobilização nas Reginais

Regional Noroeste E.M. BELO HORIZONTE
Av. José B onifácio, 189
.
Bairro São Cristóvão - 3277.6012/13

Regional Nordeste E.M. Governador Carlos Lacerda
Rua Princesa Leopoldina, 490.
Bairro Ipiranga tel.32776056/57

Regional Centro-Sul Subsede da Rede
Av. Amazonas, 491. sala 715
Bairro Centro tel.32263142

Regional Venda Nova E.M.GETECO
Rua Márcio Lima Paixão, 08.
Bairro Rio Branco tel.32775528/29

Regional Leste E.M. Santos Dumont
Av. Amazonas, 491/sl 715.
Bairro CENTRO tel.32263142

Regional Pampulha E.M. Dom Orione
Rua Exp. Benvindo Belém de Lima, 500.
Bairro Ouro Preto tel.32777862/63

Regional Norte E.M. Hélio Pelegrino
Rua Guilherme Soáres, 255.
Bairro Carlos Prates tel.32776706/07

Regional Barreiro E.M. Profa Isaura Santos
Rua Hoffman, 80.
Bairro Santa Cruz tel.3277-5956/57

Regional Oeste Sind-UTE
Av. Amazonas, 491/sl 715.
Bairro CENTRO tel.32263142

domingo, maio 08, 2005

Histórico do Movimento

Calendário de atividades:

23/05 - 14 - Assembléia - Espaço Horion - Avenida dos Andradas, 841

24/05 - Terça-Feira
9h - Comando de Greve
14h - Marcha em defesa da Educação Pública: Dia “D” da Educação. Saída da Praça da Estação.


25/05 - Quarta-Feira
09h - Reunião com direções de escola local: subsede.
10h - Manifestação na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) Rua Tamoios, 596.
(Contra ao desrespeito da PBH em relação: ao direito de greve e à livre organização da categoria. Denúncia da situação precária dos contratos dos trabalhadores terceirizados.)
14h - Vigília na Câmara Municipal de Belo Horizonte a fim pressionar a tomada de negociações.
18h - Audiência Pública com Silvinho Resende (presidente da Câmara). CMBH


26/05 -Quinta-Feira
9h - Panfletagem na Praça da Liberdade - Missa de Corpus Cristi

27/05 -Sexta-Feira
9h - Reunião do Comando de Greve (sede do sindicato: ver end. Mob. nas Regionais)

segunda-feira, maio 02, 2005

Mobilização Hoje!

02/06 Quinta-Feira

8h - Regional de Greve
14h -Reunião com entidades e apoiadores da greve
nosindicato - Ida ao Ministério Público

PARTICIPEM! Quanto maior for a presença de pessoas nos movimentos, maior espaço teremos na Mídia, o que reduplica a pressão sobre às autoridades!