quarta-feira, maio 25, 2005

Às educadoras infantis da rede municipal de BH

Sou professora de formação! Infelizmente quando entrei na rede foi através de um concurso que mediocremente reduziu a minha condição à educadora infantil. Ser educadora é um orgulho, mas não nos moldes que a PBH quer me enquadrar. Educador é um termo muito amplo na Educação. Talvez quem inventou esta nomenclatura para tal cargo não conheça seu significado. Por isso quero dizer para essas pessoas: EU SOU PROFESSORA!!! O mais triste é pensar que essas pessoas estão nos governando, ditando regras, ou melhor, portarias para nos reger. E o pior: estão fazendo a cabeça das próprias professoras que atuam na educação infantil, que por ocupar o cargo de nome educador infantil, se sentem à margem da categoria.

Sou professora da educação infantil neste cargo de educadora e estou em greve. É a minha segunda greve na rede, também a segunda da rede este ano. E mesmo assim ainda ouço a secretária e o prefeito dizer pela segunda vez que não negocia com grevista. (bem, se eles negociassem com não-grevistas essa greve não existiria, tudo teria se resolvido em janeiro, fevereiro...ao fim da greve do inicio do ano). Mas não é essa posição da PBH que me incomoda.

O que me incomoda de fato é que algumas, ou a maioria das professoras que ocupam o mesmo cargo que eu estão trabalhando como se nada estivesse acontecendo na cidade ou com a categoria (que é delas também).

Esse meu desabafo são para essas companheiras...

A formação que o concurso de educador infantil exigia era o magistério (nível médio). Apenas essa formação lhe dá o “título” de professor, a maioria das que passaram neste concurso está fazendo ou já completou um curso superior na área da educação, o que lhes conferem mais uma vez o direito de serem chamadas e serem tratadas como professoras. Aí vem algumas pessoas de índole duvidosa que inventa um cargo com essa nomenclatura e você perde a sua identidade? Ora, vocês já têm idade suficiente para não acreditar em histórias da carochinha. Pensem: porque a PBH criou esse cargo? Porque ela quer nos separar da categoria?

O interesse da prefeitura é ter mão de obra barata para o mega empreendimento que é a Educação Infantil. A máquina de votos que elegeu nosso atual prefeito. A propaganda está aí. A educação infantil é a menina dos olhos da PBH e precisa ser estendida às custas do nosso suor, da nossa formação de professoras, mas com custo de educador infantil.

Ela quer nos separar da categoria para que nós não conheçamos e nem reivindicamos nosso direito à isonomia salarial e de direitos. Se somos professores, se trabalhamos como professores porquê recebemos como educador infantil? (essa, vocês vão ter de responder sozinhas).

Agora eu pergunto: Enquanto o movimento de greve da categoria está nas ruas lutando por nossos direitos, onde vocês estão? Trabalhando nas escolas e com esta atitude mostrando à PBH que concorda com o tratamento por ela recebido? Com o salário que depositam na sua conta ao final de cada mês? Com as condições de trabalho que lhes estão sendo impostas?

Bem, se é assim, vocês realmente não devem fazer parte da mesma categoria que eu. Uma categoria que luta por seus direitos, que não engole sapos e portarias. Eu estou no cargo de educador infantil sim, mas pretendo lutar para que um dia, mesmo que distante, eu seja reconhecida pelo meu trabalho, pela minha formação. Não estou falando de salário, não. Estou falando de dignidade, de respeito ao profissional, de direitos.

Me desculpem se ofendi. Mas como disse no início, era um desabafo. Agora peço a quem ainda se sente educador ao invés de professor que mude de atitude, que reveja seus conceitos e que acima de tudo, lute para conquistar aquilo que lhe é de direito.

Cristiane Nunes de Oliveira, EMML.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

EFEITO TRACK!!
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ESTÃO SE SENTINDO AMEAÇADAS!! A CARTA QUE RECEBERAM CONTENDO AMEAÇAS, NÃO PASSA DE UM ENGODO! NÃO FOI NEM ASSINADA PELO CORREGEDOR. PARECE MAIS AÇÃO DE UMA MÁFIA SINISTRA QUE USA DO PODER PARA OPRIMIR. É IGUAL OS TRACKS DE FESTA JUNINA, SÓ FAZEM BARULHO!TEM HAVIDO NO INCOSNCIENTE COLETIVO DESTA REDE UM EFEITO CAPACHO. PARECE QUE NINGUÉM TEVE ADOLESCÊNCIA E NUNCA TRNASGREDIU A LEI DO PAI E SE SUBMETEM A LEI DO GRANDE OUTRO ( O ESTADO ) E TÁ CHEIO DE ADMINISTRADOR " GOZANDO " NO SENTIDO LACANIANO - ÀS CUSTAS DO MOVIMENTO. POBRES MORTAIS, NÃO CONHECEM A LEI DO RETORNO NEM TEM CONSCIÊNCIA DE SUA IMPERMANÊNCIA NOS ÊFEMEROS CARGOS QUE OCUPAM. QUEM VIVER VERÁ!!!E AS EDUCADORAS QUE CONTINUAM TRABALHANDO SUGIRO URGENTEMENTE QUE PROCUREM UM AANÁLISE DE SEU COMPORTAMENTO PSICOFAMILIAR! A BRIGA NÃO É DE FAMÍLIA, CUIDADO COM O QUE ESTÁ SENDO INSTITUÍDO POR ESTA ADMINISTRAÇÃO. SE NÃO FICAREM VERMELHAS AGORA, SERÃO AMARELAS PARA SEMPRE!E CONTINUARÃO SENDO " EDUCADORAS, MAL PAGAS, MAL FORMADAS,MAL AMADAS SE SUBMETENDO À OPRESSÃO, DEIXANDO DE SER SUJEITOS PARA VIRAREM OBJETOS DO GOZO ESTATAL!!!

1:37 PM  
Anonymous ilayali said...

EFEITO TRACK!!
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ESTÃO SE SENTINDO AMEAÇADAS!! A CARTA QUE RECEBERAM CONTENDO AMEAÇAS, NÃO PASSA DE UM ENGODO! NÃO FOI NEM ASSINADA PELO CORREGEDOR. PARECE MAIS AÇÃO DE UMA MÁFIA SINISTRA QUE USA DO PODER PARA OPRIMIR. É IGUAL OS TRACKS DE FESTA JUNINA, SÓ FAZEM BARULHO!TEM HAVIDO NO INCOSNCIENTE COLETIVO DESTA REDE UM EFEITO CAPACHO. PARECE QUE NINGUÉM TEVE ADOLESCÊNCIA E NUNCA TRNASGREDIU A LEI DO PAI E SE SUBMETEM A LEI DO GRANDE OUTRO ( O ESTADO ) E TÁ CHEIO DE ADMINISTRADOR " GOZANDO " NO SENTIDO LACANIANO - ÀS CUSTAS DO MOVIMENTO. POBRES MORTAIS, NÃO CONHECEM A LEI DO RETORNO NEM TEM CONSCIÊNCIA DE SUA IMPERMANÊNCIA NOS ÊFEMEROS CARGOS QUE OCUPAM. QUEM VIVER VERÁ!!!E AS EDUCADORAS QUE CONTINUAM TRABALHANDO SUGIRO URGENTEMENTE QUE PROCUREM UM AANÁLISE DE SEU COMPORTAMENTO PSICOFAMILIAR! A BRIGA NÃO É DE FAMÍLIA, CUIDADO COM O QUE ESTÁ SENDO INSTITUÍDO POR ESTA ADMINISTRAÇÃO. SE NÃO FICAREM VERMELHAS AGORA, SERÃO AMARELAS PARA SEMPRE!E CONTINUARÃO SENDO " EDUCADORAS, MAL PAGAS, MAL FORMADAS,MAL AMADAS SE SUBMETENDO À OPRESSÃO, DEIXANDO DE SER SUJEITOS PARA VIRAREM OBJETOS DO GOZO ESTATAL!!!

1:43 PM  

Postar um comentário

<< Home