terça-feira, maio 31, 2005

ISTO É VERDADE??

Caros Colegas Coordenadores do SindUT, se este texto (abaixo) da Secretária é verdade é lamentável como vocês estão encaminhando o PROCESSO de Melhorias Educacional e Salarial da Categoria. Será que vocês não estão muito RADICAL neste Processo? (ISTO o que aconteceu, se for verdade, não acrescenta nada!! ).
Não seria a hora de recuar suspender a greve, procurar outras maneirais mais gentis de fazer com que o outro nos perceba? Na minha opinião, estamos cometendo os mesmos ERROS da última GREVE QUE não LEVAMOS NADA!!!!
Olha estou gostando da chamada na TV, mas o tom de voz e o texto está Agressivo (Meio Radical Partidário!!!)
Cícero Macêdo


Prezado Cícero e demais professores destas listas,

Neste impasse sobre negociar antes ou depois ou durante a greve, fui surpreendida por um fato que deixa claro que o sindute não quer mesmo negociar e talvez por medo que isto pudesse ocorrer, criou um fato na manhã do dia 30 para sepultar de vez as possibilidades de entendimento. Pois, quem quer negociação e entendimento, não faz o que o sindiute fez.

Hoje, às 7:30 da manhã, quando eu me aprontava para ir trabalhar, fui surpreendida pelo barulho infernal de um daqueles breguérrimos carros de som de aniversário, tocando a música do Chico Buarque "Vai trabalhar vagabundo". Como resido em um prédio antigo, ocupado na sua maioria por pessoas idosas, fui ao interfone verificar com o porteiro o que ocorria, quando a música foi substituída por uma voz tenebrosa lendo um texto rançoso e "velho" sobre a secretária de educação, em uma altura que se escutava por umas 4 quadras da minha residência. Entre o susto e a constatação do que acontecia, pude entender a lógica deste sindute: rebaixar o nível para impedir qualquer humanidade entre as partes, agredir, invadir a privacidade das pessoas, atacá-las covardemente e ainda se fazerem de vítimas. O sindute diz NÃO ao diálogo civilizado, diz NÃO a qualquer possibilidade de entendimento. Decretam uma greve quando as conversas sequer tinham embalado, desgastam as pessoas, desrespeitam a comunidade, usam artifícios baixos e cinicamente, dizem que querem "dialogar"...

Usam uma conferência da cidade como se fosse uma assembléia da rede, e reclamam porque fomos honestos e dizemos que não iríamos assumir aquela ato de autoritarismo de transformar um espaço do sistema em um espaço de uma corporação. Deturpam as propostas da secretaria, tentam impeidr todas as vezes que estamos chegando a uma proposta. Desde dezembro de 2004 até hoje, não apresentaram NENHUMA proposta diferente sobre as reuniões pedagógicas, insistem em levar a categoria a fazer uma greve contra uma lei federal (!), dizem que acabamos com as reuniões pedagogicas quando apenas pedimos o cumprimento da LDB e a não dispensa de alunos antes de cumpridas as 4 horas , mínimas , de aula por dia.

Quero pautar minha ação em outros patamares, em outros niveis, não sou vítima nem algoz, nem do bem nem do mal. sou humana e por isto mesmo não usarei os métodos irracionais de quem quer partir para a briga, a alienação, o ataque pessoal. Só caimos neste tipo de ação quando não sabemos ou não queremos conversar, e eu sei o que existe de mais humano em nós é a capacidade de ouvir o outro, de respeitar o diferente, desde que mantidas a dignidade e a humanidade de cada um de nós. Quando se perde o respeito pelo outro, quando a visã ode alteridade nã existe mais, qualquer diálogo é impossível.

com este ato de hoje de manã, o sindute enterrou toda e qualquer possibilidade de diálogo com a secretária.

Depois de todo tipo de ataques pessoais, de "baixarias", este sindute deixa claro que não tem proposta de educação, esta greve não é pela educação mas contra um governo.

É lamentável,

Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva


Cicero Macedo escreveu:
Caros Colegas Coordenadores do Sind-UTE, enviei uma mensagem para a Secretária (Mensagem Abaixo), pedindo uma negociação. Recebi a resposta (abaixo). Agora Pergunto: Quem não quer negociar? O Sindicato ou A Secretária? Por que não deixam as diferenças políticas e pessoais de lado e sentem para negociar? Por quê?

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

CONCORDO COM O COMPANHEIRO. ESTOU EM GREVE POR FALTA DE OPÇÃO E ESTÁ CLARO QUE ESTE MOVIMENTO É POLÍTICO. NÃO GOSTO DO PT MAS, TAMBÉM, NÃO GOSTO DA POSTURA RADICAL DO SINDICATO. SOLICITO À PREFEITURA QUE GARANTA O MEU DIREITO DE RETORNAR AO TRABALHO, COM SEGURANÇA.

12:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

COMO ´E TRISTE VER QUE COLEGAS AINDA CAEM NO CONTO DA PILARZINHA...eM JANEIRO ESCUTEI ESSA MESMA LADAINHA!!!!
ELA DIZ DE DESCUMPRIMENTO DE LEI FEDERAL MAS SE FOR LER A LDB VERÁ QUE QUEM DESCUMPRE A LEI É A PREFEITURA QUANDO IMPOE UM CALENDÁRIO RIDICULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL( DEVE SER DE ACORDO COM A COMUNIDADE, MAS SE A COMUNIDADE NÃO QUER ATENDIMENTO EM JANEIRO E JULHO TEM QUE TER POIS A PREFEITURA QUER) A VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NA EDUCAÇÃO É NENHUMA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL É MENOR AINDA.
sAIBA D. MARIA DO PILAR QUE SE AS EDUCADORAS SÃO BABÁS DE LUXO COMO VOCE ANUNCIA AOS QUATRO CANTOS MESMO ASSIM NOSSO SALÁRIO ESTA MUITO DEFASADO POIS ATÉ AS FAXINEIRAS QUE NADA ESTUDARAM GANHAM POR DIA 45 REAIS, COM ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE.
REFLITA UM POUCO, VOCE ACHA QUE OS INVESTIMENTOS EM FACULDADES E ESPECIALIZAÇÕES VALEM 501 REAIS (BRUTO) AO MÊS? NÓS NÃO TEMOS MEDO DE PROCESSOS E NEM DE SUBSTITUIÇÕES, SABE POR QUE? NINGUÉM DÁ CONTA DA SUA DITADURA.

7:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cícero meu caro,
a Pilar está pensando exclusivamente no salário dela e na eleição o ano que vem... Esteja certo disso. Ela deve estar adorando seus comentários e morrendo de rir das coisas que vc escreve, acredite... Se vc não está de acordo com a maneira que as coisas são encaminhadas, esqueça a Pilar e proponha. Acho que isso ajuda mais o movimento. Esteja certo de que tudo que essa secretária quer é afetar a nossa organização..não se iluda.

4:30 PM  

Postar um comentário

<< Home