quarta-feira, maio 25, 2005

Ao "Pai Lamentoso" e aos colegas da EMEP (24/05)

Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que a culpa dos problemas que a EMEP enfrenta, é do professorado.
Faltam livros? Deve ser por que os professores não estão comprando os livros para a biblioteca !
Eles devem ter desviado o dinheiro para fazer fundo de greve ! Todas as escolas estão fazendo isto agora! Hahaha! Tem computadores e não tem aula de informática ! Por que será hein, senhor "sabe tudo "? Vai ver que o professor de informática de lá faz parte do alto escalão e foi para a Finlândia - acompanhando o prefeito -deve ser por isso que o seu filho não tem aula de informática.
Quanto ao fato de vc ganhar menos que um professor e não pleitear um salário maior, isto é um problema pessoal seu ! Eu não tenho nada a ver com isso. Mas isto não me obriga a ser tão pequeno e pensar pequeno como vc, não é verdade? Quem manda eu e a categoria querer ser ambiciosa ....
Quanto ao fato de por que não peço demissão, é por que infelizmente após dez anos lecionando para a prefeitura,me especializei em alfabetizar e ensinar proporção algébrica para alunos que estão na 8ª série. Não conseguirei emprego em uma escola cujos os pais e alunos são altamente politizados e defendem realmente uma escola de qualidade para que o filho realmente aprenda alguma coisa e não porque precisam de um lugar onde deixar o "pentelhinho".
Se quer exigir uma escola de qualidade de verdade para seu filho, vá a associação comunitária de seu bairro,vá aos verdadeiros culpados da situação precária da biblioteca e da aula de informática que vc descreveu ...
Pelo seu texto, dá para perceber que vc está quase descobrindo por onde a qualidade da escola vai por água abaixo ...
Agora me desculpe tá: Não me disponho a conversar com um analfabeto político!
É por pais assim como vc , que o país se encontra como está !
Longe de mim pensar que vc vai lutar por um salário melhor para a categoria, e creia me,penso que a categoria pensa da mesma forma.
Nós, como categoria , não precisamos que outros defendam nossos interesses.
Sabemos nos gerenciar muito bem nesta questão.
Mas por outro lado, soa esquisito um pai pensar que qualidade de ensino equivale simplesmente a "ter aulas"!
A própria greve é uma lição de cidadania que vc poderia estar explicando a seu filho - o que é e por que acontece !
Fica muito difícil, tentar acender uma "luzinha" de raciocínio no "breu" em que se encontra a sua cabeça !
Mas se vc estiver disposto , vamos lá! Vamos ver se vc fez seu "Dever de Casa".Você Sabe...
1)Para que servem os tempos pedagógicos?
2)Em que etapa do ciclo seu filho se encontra sem necessitar de consultar a secretaria da escola?
3) Quais são os parâmetros curriculares relacionados a este ciclo?
4)Quais os critérios utilizados pela escola na avaliação do seu filho?
5) Você acompanha o aprendizado do seu filho ?
6)Ajuda nas tarefas ?
7) Comparece as reuniões a que é convocado para relatório do desempenho /comportamento de seu filho?
8)Cite pelo menos cinco problemas que a escola de seu filho tem vivido, cujo conhecimento chegou a seu ouvido através de seu filho e não da mídia ou deste blog
9)Cite três atitudes, como cidadão "consciente", que o senhor tomou ao saber dos problemas acima (OBS:"Só Falar mal dos professores" não vale)
10) Você é cidadão e pai,que vê a escola como um lugar onde seu filho deve aprender coisas novas e adquirir novas habilidades para a vida - (POSICIONAMENTO POLÍTICO, CAPACIDADE DE ANáLISAR e CORRELACIONAR FATOS- são algumas delas)- ou você se julga cidadão só porque paga impostos,e escola de qualidade para seu filho é aquela - que não interessa os problemas que tenha, não interessa o que os professores querem dizer do seu filho e como ele vai - isto é problema dele- Afinal , o que importa é que vc tem um lugar onde deixar o pentelho sem precisar de pagar alguém para tomar conta-e de quebra ele ganha um lanchinho e vc, uma ajuda financeira para as "biritas" ?
Caso o vc consiga acertar as respostas de pelo menos seis questões acima sem colar /Peço -lhe mil desculpas - Sr Pai lamentoso !
Que lástima ! Creio que o seu "ser cidadão" não é igual ao meu !
risos
PMLF

3 Comments:

Anonymous INDIGNADO said...

Meu caro amigo,colega,vc foi perfeito em suas colocações.Gostaria que seu comentário fosse amplamente divulgado em todos os meios de comunicação.O meu amigo "TIRADENTES" ficou orgulhoso em saber que no século XXI temos pessoas que defendem arduamente sua cidadania.Vamos desmascarar o JUMENTEL e seus apaniguados.Precisamos de vc.Obrigado

11:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Professor. O seu comentário justifica a minha decisão de retirar o meu filho da EMPEP, pois, além de conseguir vaga em outra Escola Municipal que não esta em greve, fui muito bem recebido pelos profissionais. Se o Senhor fosse tão culto como escreve, com certeza estaria em uma situação profissional melhor. Tenha cuidado com as palavras meu amigo pois a sua atitude demonstra desrespeito para com um Cidadão que paga impostos e custea o seu salário. Na sua Escola o que mais acontece é falta de professores, com alunos sem aula e dispensados antes do horário; como exigir algo se não existe retorno.
UM PAI INDIGNADO

9:09 AM  
Blogger Nós professores said...

Resposta ao Anônimo:
Com todo respeito, em primeiro lugar, não sou professor da EMEP. Sou professor de outra escola:
ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE.
Antes disto, fui professor de Anatomia e Fisiologia Humana na UFMG – turma de Medicina com trabalhos publicados no Canadá, EUA e Rússia.
Atualmente, também leciono para a Faculdade de Medicina de Alfenas.
Em segundo lugar, Vc não é o único que paga impostos, e creia –me , o imposto que vc paga, não paga nem a décima parte do meu salário
No mínimo , ele deve estar pagando uma parcela do avião e das viagens do Lula .
Em terceiro lugar, grande parte de professores estão ficando é doentes mesmo, de licença médica por terem que fazer extensão de jornada para manter o padrão de vida !
Outros, estão é faltando mesmo. - Mas todo trabalhador tem direito a faltas - desde que não caracterizem abandono de emprego, é lógico.
Seu filho nunca faltou a nenhuma aula sequer? . E o senhor ? Nunca faltou um dia sequer ao serviço ?
Finalmente , vc não resolveu em nada o problema do seu filho- Vou ser bem mais claro:- NÃO É A FREQUÊNCIA E O N° DE AULAS QUE SEU FILHO TEM , QUE VAI FAZÊ-LO VENCER NA VIDA !
Isto vale para qualquer escola – seja pública,particular ou privada .
É a qualidade do que esta sendo ensinado e cobrado , as habilidades que seu filho conseguiu adquirir e amadurecer ao longo do tempo, é que vão determinar se ele vai ser ou não um “Vencedor”.
Seu filho está na verdade , em uma Pseudo Escola , em que nós professores, temos obrigação de aprová-lo para a etapa seguinte – independente ou não dele ter adquirido tais habilidades por ordens superiores
Isto é como você querer construir uma casa pelo telhado .O que ele irá entender lá na frente, sem base nenhuma ?
Insisto , sem nenhum ressentimento para com o senhor , que o problema é sério !
E justamente pelo fato de pagar impostos , vc deveria ter uma outra posição , não esta tão arbitrária que está tendo .Você enxerga as coisas de uma forma muito simplista .
Perceba uma coisa : Qual é a propaganda que você vê de escolas públicas, que não seja de adolescentes dançando ? Nenhuma !
Nenhuma escola pública tem nada a apresentar a não ser isto !
É por isto que eu batalho nos outros empregos : Para pagar para minha filha uma educação digna ! Não é dançando que ela vai conseguir entrar numa faculdade !
A propaganda da escola em que ela estuda é cultural : Teatro – peças de livros de Machado de Assis, Camões , feira de Ciências – nada de apresentações exclusivas de dança , embora isso também seja cultura !
Como você acha que seu filho vai enfrentar os colegas da particular - que na terceira etapa do primeiro ciclo - com domínios de habilidades que seu filho desconhece?
O senhor já ouviu falar de vestibular ? Me diz , pra que serve um diploma de segundo grau neste país . sem curso técnico ou vestibular ? NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA! – Até os que os possuem estão penando !
Daí , que acho , que o melhor que o senhor poderia fazer par a seu filho, seria colocá-lo na escola particular !
Mas você deve ser sofrido , como a maior parte do povo brasileiro , do qual o governo tira cada vez mais ( Como vc mesmo disse – Impostos ) e o retorno , não aparece!
Então , a solução para o senhor , é comprar a briga do lado certo : Mais qualidade da escola para SEU FILHO !
E , só para lembrar, valorização de qualquer entidade , passa pela valorização do trabalhador.
Por que para um emprego qualquer – existe uma seleção – E de acordo com Darwin – os mais preparados sempre vencem.
Compare : A propaganda de alunos da escola pública – os chamados projetos da escola plural – todos são um horror ! Só dança , dança e mais dança ! .
Não é isto que eu quero para minha filha .
E , desculpe – seu filho pode aprender a fazer isto sozinho – Não precisa de estar em nenhuma escola .
Perceba que minha briga não é com o senhor nem contra o senhor : estou brigando para que seu filho tenha uma escola melhor e probabilidades – de pelo menos “tentar” competir !
Até este direito a prefeitura tirou , dos poucos alunos verdadeiramente interessados e capazes de produzir algo !
Desculpe –me se o magoei – mas estou muito amargurado. Sou professor e gosto do que faço .- Ensinar – Mas não me deixam fazer o correto .
Pedro Marcos Linardi Filho
EMDO

1:45 AM  

Postar um comentário

<< Home